Vai chegando o Natal e você não sabe como lidar com as suas finanças no fim do ano? Aquela coisa toda de presente para a tonelada de parentes, lista de material didático chegando, imposto para pagar… E agora?

Reuni para você algumas dicas que podem ser importantes na hora de passar pelos últimos meses do ano quando você está querendo controlar mais as suas despesas.

Finanças no fim do ano: Chega de vergonha

É hora de acabar com a vergonha de dizer que quer gastar menos, mulher. Quantas vezes você sentiu necessidade de mentir ou fugir de explicações quando rola conversas sobre amigo oculto e mais uma festa caríssima da galera?

Nada de ter medo de dizer que precisa economizar! Eu tenho uma amiga que passou por uma situação bem constrangedora: ela foi passar o Natal com um grupo de amigos completamente descontrolados financeiramente. A galera saiu gastando milhares de reais em presentes no shopping e ela se sentiu obrigada a comprar também, mesmo estando no negativo no banco. Isso não pode acontecer!

Se são mesmo seus amigos, vão te entender. E se não são seus amigos – se são pessoas desconhecidas ou pouco conectadas a você -, então a opinião deles simplesmente não importa. Combinado?

Aprenda a dizer não

Mais do que vergonha de falar sobre sua situação financeira e decisões sobre ela, é o medo eterno de dizer não. De desagradar as pessoas…

Então use esse momento do fim do ano como uma oportunidade! Uma bela oportunidade de aprender a dizer “não”. Treina o “não”, minha filha! E não é inventar desculpa, não, viu. Chega de achar que você tem que fugir, você é uma adulta.

“Não, não estou a fim”

“Obrigada, não quero participar de mais um amigo oculto”

“Agradeço, mas não quero gastar com mais essa festa de fim de ano”

Pronto!

Finanças no fim do ano: faça um orçamento de presentes

É crucial definir um orçamento para os gastos durante as festas, incluindo custos dos presentes trocados com amigos e familiares. Todos conhecemos alguém que sempre excede as expectativas ao presentear. Converse com essa pessoa e expresse sua gratidão pelos presentes anteriores, mas proponha a ideia de estabelecer um limite de gastos mútuo neste ano. Essa abordagem pode reduzir a pressão de corresponder a presentes extravagantes e proporcionar economia para ambas as partes.

Finanças no fim do ano: aproveite a black friday!

Eu compro presentes para o fim do ano beeeem antes de dezembro começar. Vou percebendo as promoções a partir de julho/agosto e faço as compras aos poucos. Vale também fazer o seguinte: em janeiro rolam muitas promoções bem interessantes. Que tal já comprar em janeiro presentes como livros e outros itens que não estragam, deixar guardados e dar de presente no Natal?

Black Friday tá chegando: aproveite para pesquisar os preços em diversas lojas e fazer compras que realmente valem a pena.

finanças-fim-do-ano-como-economizar-natal

Finanças no fim do ano: Limite as festas

Isso pode representar um desafio, especialmente para aqueles que gostam de socializar e participar de todas as festividades de fim de ano. Embora esses eventos sejam divertidos, os gastos podem se acumular rapidamente se cada Friendsgiving ou festa de fim de ano exigir a contribuição de uma garrafa de vinho ou a compra de um novo traje.

A solução? Defina um limite para o número de eventos aos quais planeja comparecer e preencha o restante do seu calendário com atividades gratuitas ou mais econômicas. Que tal uma atividade com as amigas em casa, em vez de participarem de mais uma festa cara?

Faça um inventário financeiro!

Aproveite os últimos meses do ano e faça um olhar cuidadoso sobre seus gastos em 2023.

Esse é o primeiro passo para planejar suas finanças em 2024: você primeiro precisa olhar para o que gastou em excesso neste ano. Em que setor da sua vida faltou planejamento financeiro? Onde você poderia economizar mais no próximo ano? Que tal pensar em como ser mais minimalista?

Clique aqui para o nosso dossiê completo sobre como planejar suas finanças em 2024.

Foto 1: Michael Discenza na Unsplash

Foto 2: Foto de Yutacar na Unsplash

Músicas de Taylor Swift mais tocadas no mundo Como arrumar sua árvore de Natal