Bom, vou começar esse post sobre como ganhar dinheiro com blog explicando uma coisa: ainda não sei se vou continuar falando sobre esse tema por aqui, no Madame Surtani. Ouuu se vou migrar especificamente esse tema para um blog específico. É bem provável que isso vire um tema de blog de nicho – e eu devo usar o site sommoslab para construir esse projeto. Mas eu te explico depois as minhas razões, prometo.

Queria te explicar nesse post porque eu voltei a ter um blog/portal em 2023 e porque vou aconselhar minhas alunas e audiência da Sommos a fazer o mesmo. Se você cria conteúdo, ter um site e um canal do youtube feitos do jeito certo pode te trazer bons resultados a longo prazo.

Ganhar dinheiro com blog: foco no longo prazo

É bom reforçar isso aqui, porque esse tipo de projeto não é para qualquer um. Quer dizer, é e não é…

Se você hoje quer possibilidade de resultados mais urgentes, é bom aprender a vender como afiliada no Instagram. O Youtube até consegue te dar resultados mais rápidos que um blog também. Mas o Instagram é mais interessante. O Tiktok pode ser interessante para você, desde que você produza vídeos 2x por dia e tenha link na sua bio para vender seus produtos afiliados.

O blog é um projeto para todos? Sim. Em que sentido? Você pode fazer esse projeto com calma, com foco no longo prazo. Sabe aquela casa de praia que você quer, que acha maravilhosa e enorme? Você comprou o terreno, vai fazer o projeto com calma, escolher empreiteiro… Demora, né? Pois é, um blog é assim também.

Até o Google começar a mostrar de verdade seus conteúdos, ele vai querer umas boas quantidades de bons artigos no seu site. Coloca aí uns 50 a 100 artigos. E eu falo de “bons artigos”, gata: não estou falando de conteúdo 100% produzido pelo Chat GPT – que pode te ajudar na sua empreitada, claro. Mas ele não pode fazer os artigos todos por você.

Além dos artigos, você precisa fazer pesquisa de SEO – e isso aqui é indispensável – e pesquisa de conteúdo. Então, sim, é um projeto que você vai precisar fazer aos poucos e de forma organizada. Pode fazer no começo ou no fim do dia, pode fazer no fim de semana – foi o que eu fiz nos últimos 20 anos.

O mais importante é entender como produzir o conteúdo e como monetizá-lo de forma inteligente. A partir daí, pouco a pouco você vai ter um lugar na internet que vai vender por você sem que você precise postar sua vida diária, sua rotina, tipo Instagrammer. Olha que maravilha!

Ganhar dinheiro com blog: Mas eu abandono o Instagram?

Olha, eu voltei para o universo dos conteúdos “de cauda longa” (depois te explico o que é isso) e estou cada vez com menos vontade de aparecer no Instagram…

Mas o Instagram ainda vende, é importante dizer isso aqui. Eu seria bem hipócrita de dizer que não existe um preço a ser pago quando você decide sair de lá.

O que eu tenho visto é o seguinte: estou conhecendo mais pessoas que têm como plataforma principal de monetização seus sites e canais no Youtube. É possível e real você, produtora de conteúdo, não depender integralmente de redes sociais instantâneas para ter fontes de renda.

Hoje, eu quero começar a usar o Instagram de duas maneiras:

  • Enviando tráfego para meus sites;
  • Vendendo como afiliada;
  • Vendendo como infoprodutora.

Acompanha o site da Sommos e o canal da Sommos porque é lá mesmo que eu devo falar mais sobre essa jornada (tá vendo, já decidi escrevendo esse post).

Marketing de afiliado do jeito certo

Ficam ensinando milagres sobre como ganhar dinheiro da noite para o dia como afiliada – e é isso que mais me asussta e aborrece no mercado digital. Eu já vi essa história de “fique milionária na internet” muitas e muitas vezes. Como te falei, tenho 20 anos de produção de conteúdo digital. Cada hora aparece uma criatura diferente, prometendo milagres.

Sim, dá para fazer do trabalho como afiliada a sua renda extra ou até renda principal. Mas você precisa entender isso aqui:

  • Esquece esse negócio de dinheiro rápido. Na maioria das vezes, vai te dar trabalho e vai demorar até ter retornor sólido e interessante.
  • Enxergue isso como um negócio em vendas. Ou seja: a afiliada é uma vendedora que ganha por comissão a cada negócio fechado. Logo, seu trabalho é intenso e diário: você precisa divulgar massivamente, de todas as formas possíveis, o negócio que quer fechar (os produto que quer vender).
  • Se você é uma vendedora, entenda: tem dias bons e dias ruins nas suas vendas. Isso significa que você pode fechar boas comissões hoje e ter zero vendas amanhã. Sim, isso acontece. Siga seu trabalho e entenda que sua remuneração é variável.
  • Corra de qualquer pessoa que te prometa milagres. Seu desespero ou ganância pode te causar severos prejuízos.

Ganhar dinheiro com blog e marketing de afiliados

O blog entra na estratégia certa para ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Com o blog, eu consigo ter artigos que mostrem todos os benefícios daquele produto ou serviço. Eu posso produzir conteúdo de qualidade ao redor daquele conteúdo e fazer com que a conversão de vendas aumente.

O bom de ter um blog com links atemporais de afiliados é ver que o tráfego dele sempre vai trazer vendas. Chega um ponto do site onde o blog faz vendas para você mesmo que você pare de produzir posts! Ou seja, em um determinado ponto é real o conceito de renda passiva vindo do conteúdo de cauda longa dos sites e blogs.

E aí, preparada para saber como começar seu blog e produzir seus artigos? Vai lá no site Sommos e clica para receber a newsletter dele. Assim você vai ser avisada dos novos artigos, assim que saírem!

Foto da capa: Foto de Andrew Neel na Unsplash

Músicas de Taylor Swift mais tocadas no mundo Como arrumar sua árvore de Natal