Você tem vontade de viver mais? Até os 100 anos, talvez? E que tal viver até os 100 com mais saúde, vitalidade, sem perder a autonomia e a alegria de viver? É isso que o pesquisador Dan Buettner estuda nas chamadas Blue Zones – As Zonas Azuis. Essas zonas mostram como podemos viver mais tempo, mantendo a longevidade saudável.

Nesse artigo você vai entender:

1 – Como viver mais tempo: O que são Zonas Azuis

2 – Quais são as Zonas Azuis identificadas pelo pesquisador

3 – Zonas Azuis e como viver mais tempo de forma saudável

4 – Sugestão de livros e documentários

5 – Conclusão e Outros Artigos do tema

Como viver mais tempo Dan Blue Zone

O pesquisador Dan Buettner, autor do livro Blue Zones e apresentador do documentário Como Viver Até os 100

Como viver mais tempo: O que são Zonas Azuis

okinawa blue zone como viver mais tempo longevidade saudável

Okinawa, uma ilha do Japão, é uma das Zonas Azuis

As “Zonas Azuis” são regiões do mundo que têm uma alta taxa de pessoas que vivem muito mais de forma saudável. Essas áreas possuem uma proporção significativamente maior de centenários em relação à população total. O termo “Zonas Azuis” foi criado pelo jornalista Dan Buettner. Ele estudou essas áreas em colaboração com a National Geographic e o National Institute on Aging.

Quais são as Zonas Azuis identificadas pelo pesquisador

São cinco Zonas Azuis identificadas por Dan. Nesses lugares, ele percebeu uma taxa mais alta de pessoas centenárias. Não só isso: ele percebeu que elas vivem mais tempo e de maneira mais saudável, pois suas vidas possuem hábitos diferentes daqueles que praticamos na vida moderna.

Por isso, se você quer aprender como viver mais tempo, precisa prestar atenção nos hábitos e no estilo de vida desses cinco lugares do mundo:

  1. Ikaria, Grécia: Nesta ilha grega, as taxas de doenças cardíacas, câncer e demência são significativamente mais baixas do que em muitas outras partes do mundo. Os habitantes de Ikaria seguem uma dieta mediterrânea tradicional, são ativos e mantêm fortes conexões sociais.
  2. Sardenha, Itália: A região da Sardenha, em particular a área de Nuoro, tem uma alta concentração de centenários. Os sardos têm uma dieta rica em vegetais, legumes, azeite de oliva e produtos lácteos de cabra, além de manterem uma forte coesão social.
  3. Okinawa, Japão: A ilha de Okinawa é conhecida por ter uma das maiores concentrações de centenários do mundo. A dieta tradicional okinawana é baseada em vegetais, tofu, batata-doce e peixe, e os habitantes mantêm uma abordagem ativa à vida.
  4. Nicoya, Costa Rica: A Península de Nicoya, na Costa Rica, tem uma população com uma alta expectativa de vida. Os habitantes consomem uma dieta rica em legumes, frutas e feijões, e o estilo de vida é centrado em comunidade e conexões sociais.
  5. Loma Linda, Califórnia, EUA: Esta é a única Zona Azul nos Estados Unidos. Loma Linda é lar de uma comunidade adventista do sétimo dia, onde as pessoas vivem mais tempo por causa de uma dieta vegetariana, exercícios regulares e uma forte rede de apoio social.

Zonas Azuis e como viver mais tempo de forma saudável

dieta saudável longevidade como viver mais tempo

As principais características das Zonas Azuis incluem:

  1. Alimentação saudável: as pessoas nas Zonas Azuis tendem a seguir dietas baseadas em plantas – a chamada plant-based diet. Comem carne vermelha? Sim, muitos comem, mas o consumo é moderado. Eles consomem muitas frutas, legumes, nozes, sementes e grãos integrais.
  2. Atividade física: praticar exercício físico é uma parte natural da vida cotidiana nas Zonas Azuis. As pessoas nessas regiões costumam caminhar, trabalhar no campo e se manter ativas em suas comunidades.
  3. Vida social e apoio comunitário: moradores das Zonas Azuis mantêm laços sociais saudáveis. Apresentam também uma sensação de pertencimento à comunidade. De acordo com pesquisas, a coesão social e o apoio mútuo são considerados fatores que contribuem para a longevidade.
  4. Estresse reduzido: geralmente têm níveis mais baixos de estresse em comparação com outras áreas. Isso pode ser devido a uma combinação de estilo de vida, apoio social e mentalidade. Sabemos como o estresse elevado e constante pode inflamar o corpo e acelerar o processo de neurodegeneração e envelhecimento.
  5. Genética: a genética pode contribuir para envelhecermos de maneira diferente? Claro! Mas os hábitos contribuem muito mais para o tipo de velhice que teremos. Os pesquisadores descobriram que os fatores de estilo de vida desempenham um papel muito mais importante na longevidade nas Zonas Azuis.

Sugestão de livros e documentários

O pesquisador desenvolveu um documentário no Netflix chamado Como Viver até os 100 Anos, com a análise das Zonas Azuis em alguns episódios. Eu adorei e até meu marido curtiu assistir comigo.

Ele também tem um livro chamado Blue Zones e seus derivados também: a alimentação das Blue Zones e segredos da felicidade das Blue Zones.

Além dos materiais de Dan Buettner, eu quero te recomendar mais três livros – vou falar com mais detalhes sobre eles em breve, prometo. Mas já vale deixar aqui a recomendação:

Comer para não morrer

Mude seus horários, mude sua vida

Outlive

Conclusão

Em suma, realmente nossas gerações têm o potencial de viver mais. O que precisamos fazer agora é alinhar nossos hábitos e nossa forma de viver com esse desejo de maior longevidade. Se queremos mesmo aprender como viver mais tempo, precisamos também decidir hábitos que nos levem a viver melhor, com mais independência, autonomia, saúde e mantendo nossa capacidade cognitiva.

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário. Vale também maratonar nossos artigos do blog.

Músicas de Taylor Swift mais tocadas no mundo Como arrumar sua árvore de Natal